terça-feira, 24 de janeiro de 2012

HERÓIS ÓRFÃOS

Uma amiga perdeu o filho de 40 anos. Da noite para o dia. Assim sem mais nem menos. Sem aviso prévio. Sem preparo.

O filho morrer antes dos pais tinha que ser proibido por lei, dos homens e de Deus. Vai contra a natureza. É devastador. Uma violência sem precedentes.
Minha capacidade é nula para compreender tal desatino. Sequer tenho noção do que os pais sentem. Com o que me resta de empatia numa hora como esta, uma vaga ideia me mostra que dever ser um mergulho na escuridão, o mais perto que se chega do abismo da loucura.
Sei lá o que acontece com os pais em relação aos seus filhos. Instinto? Convívio? Não há no mundo um amor que chegue aos pés, completamente incondicional, desmedido, ilimitado, irracional, sem preconceitos, sem cobrança, desprovido de interesse, exceto que nossas crias sejam absolutamente felizes. Disso nenhum pai ou mãe abre mão. Não é aberto a negociações.
Heróis mesmo são estes pais órfãos. Perdemos pai, mãe, avós e o tempo sempre é o melhor remédio. A saudade nunca acaba, mas nos alimenta. Aprendemos a conviver com a ausência. A saudade de um filho dilacera, mata covardemente, consome um pouco todo santo dia, sem dó nem piedade. Apodrecemos por dentro, o coração necrosa. Uma aflição que não tem fim. Definhamos paulatinamente até o derradeiro dia.
Minha irmã morreu aos 31 anos. Parte da minha mãe se foi no mesmo dia. Nunca mais seu sorriso foi franco. Os olhos embaçaram. Ela disfarçava. Esforço em vão. Faltava um pedaço, um bom pedaço. E sempre faltará.
Talvez Deus dê esta árdua tarefa aos pais magníficos. Os outros, não tão elevados assim, não aguentam o tranco. Eu sou da leva que precisa comer muito arroz e feijão para segurar este rojão.
"A saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu". Chico Buarque 



Um comentário:

  1. Meu filho tem 21 anos, mas filhos tem idade?
    Semana passada vivemos uma experiencia horrivel, que nos acompanhará eternamente, seja lá quanto isso dure. Um amigo de infancia, que conheço desde os 10, 11 anos, perdeu sua filhinha de 2. Se Ele tem algum proposito para isso confesso que na minha cosmica ignorancia não consigo saber qual é.

    ResponderExcluir