quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sem ressentimento


Guardar mágoa gera câncer, segundo alguns especialistas nem tão especialistas assim.
Se vira ou não doença não tenho a menor ideia. Sei que faz muito mal para mim, mais para mim do que para o outro, foco do ressentimento.
Quando digo que sou escorpiana, as pessoas olham para mim com ar de pavor. Nossa, você é rancorosa e vingativa. Logo emendo, mas meu ascendente é câncer. Preciso me desculpar de alguma forma por ter nascido sob o signo mais difícil e encardido de todos.
Não posso negar que nós, os "escorpiões", somos passionais e extremistas. Sem meio termo. Mexa com alguém que gostamos e veja o que acontece. Lembranças da 2a guerra mundial.
Parei para pensar no assunto. Guardei rancor. A mágoa aprisionada a sete chaves. Sem me martirizar, nem desejar vingança, nem tornar uma obsessão, aquilo permanecia no meu coração. Simplesmente não esquecia.
Ao longo da minha existência venho mudando meu padrão de comportamento. Ainda bem, já era tempo. Uma vez ou outra sinto-me desrespeitada como a metade da torcida do Corinthians. Deleto e sigo em frente. Estabeleci limites e quase sempre não deixo que ninguém os ultrapasse. O curioso é que depois tudo fluiu melhor. Bingo, descobri a pólvora. 
Ainda cometo deslizes, poucas dores permanecem incrustadas e de vez em quando, bem de vez em quando, vem à tona.
Ministério do bom senso adverte: Destilar ódio faz de você uma pessoa triste e ressecada. Cuide da sua alma, do seu coração e esqueça tudo de ruim.

4 comentários:

  1. Meu pai era escorpião (27/10), assim como meu filho é(14/11).
    E eu sou corinthiano!
    Incompreendidos do mundo, UNI-VOS!

    ResponderExcluir
  2. A união faz a força. Escorpinianos unidos já mais serão vencidos!

    ResponderExcluir
  3. Que bom! Também me sinto assim. Creio que o avanço acelerado da idade, além das rugas, traga algo de positivo. A única qualidade que reconheço em mim é não ter ressentimento. Mas de um tempo para cá, nem mesmo aquele minuto de raiva intensa, aparece. Foi-se! Também como você, me resta trabalhar a questão do meu ponto fraco que é quando minha filha ou meu marido são atingidos. Mas se é comigo, pode me jogar melâncias, jogar bombas de veneno, usar de sarcasmo, ironia e deboche, sinceramente, não me afeta mais. Me sinto alforriada destes sentimentos. E quanto mais me fazem mal, mais bem eu faço para quem eu puder. Quanto mais tentam me magoar, mais eu promovo as pessoas e seus talentos. É infinitamente mais prazeroso quanto pior for uma pessoa, que você seja cada vez melhor, maior e mais leve!! Ahhhhhh idade!!!! Porque você não chegou quando eu tinha 30 anos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynthia, como eu queria ter a mente que eu tenho hoje aos meus 30 anos! Ninguém me seguraria. Eu nem enxergo mais estas pessoas que querem magoar de tão pequenas que são. Agora se a dor vem de quem eu amo, aí a coisa pega. Se a decepção vem de quem é importante para mim (e é razoável que eu me decepcione com quem eu goste, pq de quem eu nao gosto, não estou nem ai,certo?), exige um treino, um exercício, uma mudança de hábito. E nao mexam com meus filhotes, meus amores, meus amigos. O bicho pega.

      Excluir