sexta-feira, 17 de junho de 2011

Iniciativa

Eu admiro quem tem iniciativa. Incentivo meus filhos o tempo todo a serem pró-ativos através de exemplos. Nada me incomoda mais, tanto pessoal, quanto profissionalmente, do que as criaturas que esperam que a vida venha bater à sua porta com as oportunidades. Isso até pode acontecer com os mais sortudos, mas cá pra nós, não é realidade para a grande maioria.

Hoje, o tiro saiu pela culatra. Minha filha de 15 anos me mostrou claramente que é um ser provido de iniciativa. O pior eu é que ensinei.

Chego em casa e encontro o pequeno ser falando como uma maritaca. Nenhuma novidade. Ela tentou me contar em segundos o seu plano maquiavélico. Ela e mais algumas amigas, maritacas também, querem ir para Campos do Jordão no feriado da próxima semana. Há apenas um detalhe? Vão ficar aonde? Com quem?

Fiz as perguntas que não queriam calar. A minigente responde: está tudo esquematizado. Já mandei e-mail solicitando orçamento de casas para alugar por este período. Se formos em oito, dá para pagar, mas precisa correr, agora só tem uma casa disponível. Olhei profundamente nos olhos da criatura: Que lindo! Quem é o adulto que vai junto?  Ela responde: A mãe da Rex. Eu insisto: A mãe da Rex está sabendo disso? Ela cochicha: Ainda não, mas a Rex vai falar com ela hoje.

Eu ensinei para esta amostra grátis de meliante que ter iniciativa é tudo, culpa minha, certo? Por que este pequeno ser não demonstra a mesma iniciativa para arrumar o quarto, o armário, seu banheiro que não dá nem para entrar, tirar a louça, lavar a louça? Como dizia Batman, se usasse esta Inteligência para o bem.

Liguei para a mãe da Rex e, como eu já esperava, ela não estava por dentro da confabulação. Expliquei para ela o que eu sabia sobre a estratégia armada e coloquei em um email tudo que precisava ser feito antes, durante e pós-missão quase impossível Campos do Jordão.

A galera realmente teve iniciativa e eu valorizo isso. Mas é um povo sem noção. Algumas questões nem sequer foram levantadas pelas estrategistas: os pais da Rex estão dispostos a tomar conta de 8 adolescentes? Qual mágica será feita para que 10 pessoas entrem num carro para pegar uma estrada? Os pais de todos estão sabendo?  E comida? Alguém tem a intenção de que os pais da Rex pilotem o fogão para este batalhão E a limpeza da casa? Neste momento, meu rebento vira e fala – Pode deixar, mãe, eu limpo. Nunca ri tanto na minha vida. Literalmente chorei de tanto rir. A perua mirim reclama de guardar usa roupa passada. Não consigo imaginar a criatura limpando um banheiro. Ela até pode achar que esta limpando, mas não tem a menor noção do que está fazendo.

Não tenho ideia do que vai acontecer neste feriado. Vamos nos reunir, todos os pais, para analisar a situação. Se os pais da Rex pegarem este rojão, vou pedir uma foto para fazer um pôster e colocar na cabeceira da minha cama. A partir de agora, eles serão os meus heróis.

Marot Gandolfi

Nenhum comentário:

Postar um comentário