terça-feira, 5 de abril de 2011

Negócio da China



Vou mudar de ramo. Conversei com minha sócia e vamos vender nossa empresa de comunicações. Trabalhamos que nem camelas e o retorno é ínfimo quando comparado a outros segmentos da economia.
A área da saúde me surpreende todos os dias. Os hospitais e laboratórios pertencem a um grupo restrito de cinco ou seis empresas. Hospital virou empresa. Laboratório virou empresa. Saúde virou negócio.
Cresci ouvindo meu pai defender convênios médicos. Minha filha, você pode deixar de ter uma série de coisas na vida, menos assistência médica e seguro de carro. Ele era a pessoa mais precavida da face da terra.
Como certas coisas passam de pai para filho, confesso que faço questão de pagar um convênio médico e jamais dirijo um carro não segurado.
Existe algum comércio ou prestação de serviço que gere mais lucro do que um convênio médico? Pagamos a vida inteira e fazemos questão de não usar, certo? Quem quer fazer uma cirurgia de hérnia de disco? Oba, já que morro com uma grana todo mês, que tal fazer uma colonoscopia? É de graça. De graça até injeção na língua. Cara pálida, não é de graça, você paga todo mês e raramente usa.
É uma questão matemática. Estatisticamente, a maioria dos seres vivos vai precisar de serviços médicos quando estiver na 3º idade com raras exceções. Se você paga seu convênio dos 20 aos 60 anos usufruindo excepcionalmente, faça as contas de quanto estas empresas médicas faturam.
O mais surreal é que na fase em que mais é necessário, a partir dos 60, é quando eles mais glosam. Exigem uma série de relatórios, exames não sofisticados, é claro, perícias. Enquanto isso o indivíduo doente fica cada vez pior. Além da doença em si, passa um nervoso danado que só agrava seu estado.
Os médicos conveniados são insultados. É uma afronta pagar R$ 25,00 a consulta para uma pessoa que estudou oito anos, se matou de tanto fazer plantão, acabou com sua juventude para salvar vidas. Nem no McDonald´s dá para pagar um lanche por este valor, só se for a promoção do dia e olhe lá.
Não é à toa que os médicos formados há mais tempo e já com uma clientela fiel desistem de atender via convênio. Este valor ridículo não paga nem a folha do fax quando enviam os relatórios das consultas e procedimentos. Isso sem falar da quantidade de vezes que precisam mandar. Uma hora falta um número, outra hora falta uma letra ou uma vírgula. Tudo para empurrar com a barriga a quantia ridícula de reembolso para o doutor.
Se o infeliz precisa fazer um convênio depois dos 50 tem que se preparar. Vai precisar vender o almoço para pagar o jantar. Pode até colocar em leilão um de seus rins, talvez a própria assistência médica adquira o órgão, superfaturando obviamente, afinal tem gente pagando em ouro para ocupar o primeiro lugar na fila do transplante.
O negócio da China agora é abrir um convênio médico. Não requer talentos na equipe, somente excelentes e persistentes cobradores – deveriam ser recrutados no SERASA, não exige respeito, ética, decência e o retorno do investimento é garantido.
Saúde é comércio. Doença é lucro.
Vambora moçada! Vamos faturar com a dor alheia. Endoscopia deve dar uma grana legal. Mamografia também. Ultrassom é baba. Raio X então nem se fala.


Marot Gandolfi

7 comentários:

  1. Seguradora é como cassino: a banca não quebra. Nunca!
    Quando a taxa de sinistro aumenta, o prêmio aumenta. O contrário nem sempre é verdade...
    Se e quando ocorre um sinistro grande, não é a seguradora que paga. existe o resseguro. E o resseguro do resseguro e assim por diante.
    Acaba pulverizado em Londres.
    OK, "there is no free lunch", concordo. Só que é como quando se faz um almoço para muita gente e cada um leva uma coisa: uns levam salada, outros levam pratos quentes, outros bebidas e outros ainda doces e sorvete. Cada um só paga um pouquinho. O dono da casa não vai à falência. Simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marot, não poderia de deixar de dizer que concordo com quase tudo que disse, e compartilho da mesma indignação que você a respeito de planos de saúde. Existem hospitais publicos onde você é mais bem tratado e com maior agilidade. Sem falar em médicos mais bem preparados. E é exatamente neste ponto que descordo de você.
    Entendo que o repasse dos planos para o profissional é pequeno, porém, cá entre nós, para o tipo de atendimentos que eles prestam em uma consulta de 10 min, tempo este para preencher guia de exames e pronto, estão sendo bem pagos. Faça a conta de quanto isso dá no final do mês. Quantos trabalhadores, que tbm se matam de estudar fazendo pós, cursos de extensão, mba, etc, ganham isso?
    Sem tocar num ponto importantissimo, a qualidade dos médicos nos dias de hoje. Este ano quase 70% dos médicos formados em SP foram reprovados no exame "de qualidade" do CRM.
    Como se não bastasse, neste cabo de guerra travado entre médicos X plano de saúde, no dia de hoje (com a "greve"), e sempre, quem paga o pato é o paciente. Isso sim me parece a maior injustiça de todas.
    Caros Sr. médicos, que tal deixar seus egos de lado um pouco e olhar com mais solidariedade e empatia aos que você juraram cuidar? Em que momento de sua formação fizeram vocês deixarem de ser humanos e fizeram com que acreditassem serem semi-deus e melhores do que qualquer outro ser que pisa na fase da terra e por isso merecem e devem ganham mais do que qualquer outro brasileiro que acorda as 4 da manha, pega onibus lotado, sustenta uma familia de 6 pessoas com 1 salario minimo e, depois de tudo isso, ainda encara 10 horas na fila do SUS???
    Vamos por um pouco a mão na consciencia. Vamos ter um pouco mais de compaixão.

    ResponderExcluir
  3. Já ia me esquecendo... Adorei seu blog e a forma com que escreve é fantástica. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão sim quanto a qualidade da maioria dos médicos, infelizmente já me deparei com isso. A falta de compaixão de humanidade ainda faz parte de uma quantidade expressiva de profissionais da área da saúde.
    De qualquer forma, encontrei alguns médicos SENSACIONAIS (agulhas no palheiro)via convênio. Ao escrever pensei neles e esqueci dos demais.
    Uma ginecologista, uma endocrino, uma neurologista, uma otorrino,um acupunturista, dois cardiologistas,um urologista, dois oftalmologistas. Espetaculares DE VERDADE. Fazem jus ao diploma que tem. Pessoas que ainda levam seu trabalho a sério independente de serem bem remuneradas ou não.

    Beijo grande

    Marot

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você gostou do blog. Estou levando muito a sério este trabalho. PEna que nao tenho tempo para escrever mais, tenho muitos temas sobre os quais quero redigir crônicas.
    Sempre que tiver um comentário, bom ou ruim, por favor, me mande. Só assim poderei melhorar.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. É meu caro, simples assim, só que ninguém mais opta pela simplicidade. Viva a burocracia, a falta de respeito e a lei de Gerson!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Você tem razão Marot. Graças a Deus ainda existem profissionais que fazem jus a seus diplomas e honram o juramento que fizeram na faculdade. Que sirvam de exemplo para os demais que em determinado momento, como disse anteriormente, passaram a acreditar que são deuses sobre a Terra. Muito ego e pouco profissionalismo, sem falar em competencia.

    Sobre sua falta de tempo para escrever, isso realmente é uma pena, temas para ótimas crônicas são o que não faltam. Alias, como diz José Simão: " O Brasil é o pais da piada pronta". É não é que ele tem razão? A pior parte é se sentir o palhaço principal em certas situações. RS

    Beijos Marot.
    Tenha um ótimo final de semana

    ResponderExcluir