quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Expectativas

Sou movida à expectativa. Meu lema é o melhor da festa é esperar por ela. O que gerou muitas frustrações e das boas.
Meu filho compartilhou comigo sua estratégia de sobrevivência e autopreservação, não sei com quem este garoto aprendeu isso, viver sem expectativas. Se rolar algo legal, fantástico. Se não rolar, beleza, não estava esperando mesmo. No melhor estilo do que vier é lucro.
Escorpiana como sou, decidi colocar em prática esta tese, afinal é um desafio e tanto e sou fascinada por desafios. Se vou me proteger de qualquer tipo de decepção, vale a pena ao menos tentar, certo? Errado. Esqueci que para um ser de escorpião, com ascendência em câncer, é inimaginável viver sem expectativa. Esperar nadinha da silva? Ai Jesus, me salva.
Vibro intensamente com tudo. Não tem meio termo, sempre é 8 ou 80. Ame ou odeie. Dependendo da música que escuto choro convulsivamente. Lágrimas vertem por minha face até em inauguração de supermercado, mesmo com os preços ou com as filas intermináveis nos caixas. Vivo arrepiada e não é de frio. Quando falo sobre meu trabalho, que eu venero, mostro meu braço - um monte de pelos loiros, todos para cima, parecendo a mata amazônica depois da queimada - o interlocutor me olha como seu eu fosse uma alienígena.
Agora despenca em meu crânio este tijolo, ser um ente desprovido de sentimentos para não sofrer e não atrapalhar a vida de ninguém. Como fazer isso e quere viver plenamente, cara pálida? Que graça tem a vida sem expectativa alguma?
Tem sido uma batalha hercúlea e estou perdendo de goleada. Nesta tentativa insana, meus olhos que sempre brilharam estão tão opacos. Perguntam-me se já estou com catarata.
Li outro dia um trecho de uma carta da Clarice Linspector para sua irmã que diz que devemos até respeitar nossos defeitos, eles também nos fazem ser quem somos.
Será que devo mesmo lutar para ser diferente. Isto é covardia ou coragem? Sofrimento não faz parte da vida? E ser quem não sou não me fará sofrer também? Pois bem, se é um defeito vou seguir a lição da Clarice, respeitá-lo em seguir adiante.

Marot Gandolfi

Nenhum comentário:

Postar um comentário