sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Olho gordo

Inveja, sentimento vil.
Nunca entendi direito essa tal da inveja. Falta de neurônios, talvez. O que é “olho gordo”? Os globos oculares de uma pessoa como hipotireoidismo? Mais uma crendice popular. Dizem que todas têm uma razão de ser.  Sei lá.
Acreditando ou não, a gente é cercada por pessoas com energia contestável. Embora não saiba identificar quando a criatura esta fazendo a boquinha da inveja, sinto algo estranho no céu da Babilônia, parece que o ar fica de cortar com faca.
Mas o ditado inveja mata não é vero. Eles se multiplicam aos quatro cantos. Por que estes seres roem as unhas do pé, as das mãos já acabaram, quando sacam que o outro se deu bem?  E estes, mais sortudos, são acometidos por puro pânico e tentam desesperadamente esconder que estão com um carro novo (como fazem vão de ônibus para ninguém ver?). Viajam e falam que foram para o sítio da tia do primo irmão ajudar na roça. Emagrecem 10 quilos e colocam a culpa na gripe suína. Vai que.
Uma disputa unilateral absolutamente sem sentido. Eu tenho aquilo, o meu é melhor, eu paguei mais ou menos. Ora, minha gente, viva o hino nacional - ema, ema, ema, cada um com seu problema.

Eu tenho inveja. Pronto falei. Sou acometida pela inveja boa que por puro preconceito não chamo de inveja, mas de admiração. Por que não falar que uma mulher é bonita, Jesus? Por que não gostar do apartamento novo de uma amiga? Por que não comemorar o emprego novo do primo. Qual é?
Sei de profissionais que negociam seus salários com base em seus pares. Chegam para o chefe – Se fulano ganha R$ 10.000,00 eu também quero. Se fosse meu funcionário estaria na rua da amargura há muito tempo.
E o curioso mesmo é que o invejoso só se dá mal, judiação. É burro. Sua obsessão em checar a vida alheia é tão ferrenha que se esquece da sua. Perde tempo urubuzando a conquista do outro e lá se vai o pouco que tem.
Como se prevenir desta praga? Just in case adoto certos cuidados, nada científicos. Copo com sal grosso na porta de entrada, algodão no umbigo para proteger o chacra, seja lá o que for o chacra, uma figa básica. O problema é que esqueço de fazer tudo isso para correr atrás dos meus sonhos.

Marot Gandolfi

Nenhum comentário:

Postar um comentário